Criciúma – O assunto em pauta no auditório um da SATC, durante a tarde de hoje (4), foi o turismo em Criciúma e Região, já que no local foi realizado o 1º Fórum Criciumense de Turismo Ecológico e Acessibilidade, promovido pela Fundação Cultural de Criciúma, juntamente com Governo municipal e SATC. “É importante termos um evento como esse para discutirmos as formas de explorarmos turisticamente, não só Criciúma, mas toda a região”, destacou o prefeito em exercício, Márcio Búrigo.
Búrigo,também, ressaltou, durante a abertura do evento, as ações desenvolvidas pelo governo municipal, na tentativa de alavancar o turismo. “Carecemos de pontos turísticos e por isso nós estamos, juntamente com FCC, realizando uma releitura do turismo na cidade. Em dois anos já começamos a construção do parque das Nações que contará com uma ferrovia e a réplica da primeira estação ferroviária de Criciúma. Estamos, também, construindo uma mina museu de visitação, que contará a história do carvão em um trajeto com, aproximadamente, um quilômetro“, ressaltou. Búrigo, ainda, destacou o potencial turístico comercial da cidade.
Para o diretor corporativo da SATC, Iraíde Piovesan, é importante para a instituição sediar um Fórum com esta importância. “Temos muitas coisas para expor e um caminho longo para percorrer. Temos de aprender a explorar esses potencias em nossa região e por isso, a SATC lançará, no ano que vem um curso pós-técnico de especialização na área do turismo, para alavancarmos esse segmento”, afirmou.
Já, o presidente da FCC, Sérgio Zapelini, destacou a importância da exploração turística respeitando as leis da sustentabilidade. “Precisamos discutir o turismo e explorar nosso potencial turístico, respeitando a natureza, realizando um turismo ecológico e de acessibilidade”, afirmou.
Palestras
A primeira palestra foi realizada pela representante da AVAPE, Cristiane Ecker Fornazieri, uma das responsáveis pelo projeto da cidade de Socorro/SP, referência mundial em turismo acessível.
O Fórum contou, ainda, com a palestra do professor Marcos Soldateli, falando sobre turismo ecológico e sustentável em Santa Catarina. Já, Murilo Bortoluzzi e Marta Fogaça apresentaram como funciona e quais são os principais atrativos da Instância de Governança Encantos do Sul, responsável por divulgar e promover o turismo da nossa região.
Segundo o diretor de turismo da FCC, Ismail Ahmad, o evento mostra que o Sul de Santa Catarina está se preparando para ser referência nacional em turismo sustentável. Já, o coordenador dos cursos de Secretariado e Administração da SATC, Ari de Oliveira Azambuja, afirma que a idéia é tornar o evento periódico e realizá-lo, pelo menos, uma vez por ano. O Fórum se estende até as 19 horas.