Blumenau – Durante o intervalo das apresentações de bandas na Oktoberfest, o show fica a cargo dos tradicionais Grupos de Danças Folclóricos de Blumenau, que se revezam todas as noites nos três setores da Vila Germânica e também no Biergarten. Na noite desta sexta-feira, dia 09, a platéia acompanhou atentamente, no setor 1, a exibição do Freiheitstanzgruppe (Grupo de Dança Liberdade), que há 21 anos é uma das atrações da festa.
As roupas seguem o estilo da Silésia, região histórica dividida entre a Polônia, República Checa e Alemanha. Entre as danças apresentadas, Lustiger vor dem Tisch – Felizes perante a mesa. É a representação de como as pessoas se divertiam no século passado. As mesas formam um palco improvisado para os músicos remetendo a uma época que não existiam aparelhos sonoros eletrônicos.
O grupo é composto por 80 integrantes divididos em quatro categorias: mirim, juvenil, adultos e casados. As apresentações duram cerca de meia hora, mas de acordo com o coordenador, Davi Benassi, todos os componentes se dedicam muito para esse momento. O trabalho é desenvolvido durante o ano inteiro, quando participam de encontros e aprendem mais sobre a dança e suas origens. A partir das instruções, montam o repertório e começam os ensaios, que atualmente ocorrem aos domingos e segundas-feiras à noite, no Clube de Caça e Tiro Velha Central. "É um prazer mostrar ao público um pouco do que sentimos em representar nossa cidade, cultura e preservar a tradição da festa e de nossos antepassados", destaca Benassi.
Este não é o único momento que o grupo poderá ser visto durante a Oktoberfest. O Freiheitstanzgruppe será uma das atrações do último desfile da festa, no domingo, dia 18, às 10h na rua XV.
Repórter: Janete Monteiro