A frente fria avança pouco nesta sexta-feira e recebe muita umidade proveniente da Amazônia, o que irá provocar temporais entre o Paraná e São Paulo, com acumulados de mais de 60mm em 24 horas (mais que a média de todo o mês de julho, dependendo da cidade), rajadas de até 70km/h, trovoadas e até mesmo queda de granizo. Também há previsão de chuvas fortes, porém com acumulado um pouco mais baixo no norte de Santa Catarina e centro e sul do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ao longo do dia chove de forma mais fraca e isolada no leste do Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina. Já no interior do Estado gaúcho, o sol aparece entre nuvens. Além disso, faz muito frio e a máxima não passa dos 20°C em toda a Região Sul, sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul e sul do Estado de São Paulo.
No leste e norte do Nordeste, as Ondas de Leste ganham força e a previsão é de chuva generalizada e forte desde o sul da Bahia até o litoral do Ceará. Nesta sexta-feira, o risco de alagamentos e deslizamentos volta a aumentar em várias cidades e Capitais. No Norte do País, áreas de instabilidade causam pancadas isoladas de chuva no centro, oeste e norte da Região. Já na maior parte do Sudeste e Centro-Oeste, o tempo permanece seco, ensolarado, quente e com baixa umidade do ar.
Litoral
Alerta de ressacas em Alagoas e Pernambuco por conta das Ondas de Leste e da lua cheia. Os ventos em torno dos 30km/h que sopram contra a costa deixam o mar agitado, com ondas entre 2m e 2,5m de altura no litoral dos dois Estados. Além disso, estamos em maré alta por conta da lua cheia e a combinação dos fatores deverá provocar ressacas nesta sexta-feira.
Sábado
A frente fria avança novamente pelo Brasil e provoca chuvas em boa parte da Região Sul, em todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, oeste e sul de Minas Gerais, todo o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no centro, sul e oeste de Mato Grosso. De acordo com os meteorologistas da Somar, os temporais ainda serão intensos entre o Paraná e São Paulo.
A temperatura mínima sobe um pouco no Rio Grande do Sul, com valor em torno dos 6°C na fronteira com o Uruguai. Já a temperatura máxima despenca e não passará dos 11°C em boa parte do Rio Grande do Sul e no oeste, centro e sul de Santa Catarina. Além da temperatura baixa, a chuva e os ventos fortes deixarão o dia ainda mais gelado. Também fará frio no Paraná, sul, centro e oeste de São Paulo e centro e sul de Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, a previsão ainda é de chuva generalizada, porém com acumulado um pouco mais baixo em parte do leste da Região, especialmente de Sergipe à Paraíba. No Norte, faz muito calor e as chuvas atingem o sul, oeste e norte da Região.
Domingo
A frente fria praticamente se afastará do Brasil e as chuvas mais isoladas atingem o norte do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina, centro de Minas Gerais e centro do Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão é de retorno do tempo seco.
O que chama atenção neste domingo é a entrada de uma forte massa de ar polar, que fará com que a madrugada seja muito fria e até mesmo com formação de algumas geadas na Região Sul e no sul do Estado de Mato Grosso do Sul. De uma forma geral, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C, com extremos entre 0°C e 3°C.O frio promete chegar até mesmo ao Estado de São Paulo, porém sem geadas, com mínima entre 3°C e 6°C na região de Ourinhos. A tarde também será muito fria no Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro, oeste e sul de Minas Gerais, sudeste de Goiás e centro e sul de Mato Grosso do Sul, com máxima que não passa dos 20°C.
No Nordeste, as chuvas seguem concentradas no leste da Região, enquanto no Norte, as chuvas continuam atingindo o sul, oeste e norte da Região. Mesmo com as chuvas, as temperaturas seguem elevadas na maior parte dos Estados.
UNOPress