Condições meteorológicas continuam bastante favoráveis para a ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense também para esta quarta-feira e até na madrugada de quinta-feira (5). A temperatura mínima em Cambará do Sul nesta terça-feira foi de 2,3ºC abaixo de zero.
A neve é uma forma de precipitação das nuvens. Tecnicamente, é uma precipitação sólida. A chuva é chamada de precipitação líquida. Assim, para nevar, é preciso que haja nuvens. Além da umidade alta para a formação das nuvens, a camada de ar em médios níveis (mais ou menos de 1500 a 3000 metros acima da superfície) deve estar com temperaturas abaixo de zero grau.
O cristal de neve é um arranjo molecular especial que se forma dentro da nuvem. Flocos de neve são vários cristais agregados. Há muitos tipos de neve, mas os brasileiros não estão acostumados a presenciar o fenômeno e muito menos diferenciar os vários tipos. A análise microscópica dos cristais de neve mostra que existe uma infinidade de formas diferentes. Um cristal de neve é como uma impressão digital: a atmosfera não produz igual ao outro. A forma de cada um depende da temperatura e do teor de umidade na camada de ar.
O frio intenso que o sul do Brasil vem sentido desde o domingo passado está sendo provocado por uma massa de ar polar extremamente forte. Além do sul, uruguaios, argentinos, chilenos e paraguaios também sentiram bastante frio de novo neste início de semana. Além das temperaturas muito baixas, a sensação de frio no sul do Brasil vem sendo aumentada por ventos moderados a fortes e a falta de sol em grande parte da região.
A maioria das áreas do Rio Grande do Sul esté tendo dias gelados, mas com sol. Já Santa Catarina e o Paraná estão senti do o frio úmido, muitas vezes com chuva. Em geral, o frio com muita umidade incomoda muito mais do que o frio com sol. A partir da tarde de quinta-feira, a nebulosidade tende a diminuir e sol reaparece nestes dois estados, permitindo a elevação da temperatura. A sensação de frio vai diminuir mesmo só no fim de semana, mesmo assim, as madrugadas serão geladas e há condições para geada ao amanhecer.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.