A passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical provocam pancadas de chuva e trovoadas em boa parte da Região Sul nesta quarta-feira. Segundo os meteorologistas da Somar, em algumas localidades do norte de Santa Catarina e sul do Paraná, o acumulado chega a 50mm. Além disso, as rajadas alcançam 70km/h, especialmente no Estado paranaense. O frio também predomina ao longo do dia e a máxima não passa dos 20°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Amanhã, retorna uma condição de tempo seco, com sol entre nuvens em boa parte da Região. Apenas no nordeste do Rio Grande do Sul, sul e norte de Santa Catarina e leste do Paraná ainda chove fraco e venta forte por conta da presença do ciclone extratropical em alto-mar. O frio aumenta um pouco mais, com mínima inferior a 10°C nos três Estados da Região e máxima de apenas 16°C no nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina e dos 18°C no sudeste do Paraná.
Na sexta-feira, a temperatura mínima fica entre 6°C e 8°C no Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sudeste do Paraná e a máxima não passa dos 24°C em toda a Região Sul. O tempo permanece seco e ensolarado em boa parte da Região, com chuva fraca apenas no litoral sul de Santa Catarina. No entanto, até a quarta-feira da próxima semana (30), uma nova frente fria volta a provocar chuvas para boa parte da Região Sul, com destaque para os quase 70mm previstos para o norte do Paraná.