Joinville – A Fundação Municipal 25 de Julho inicia o ano com boa perspectiva para a venda de alevinos, principalmente ao encerrar 2010 com aumento da produção em 30%, equivalente a 1 milhão e 300 mil alevinos frente a 850 mil em 2009. O local também está oferecendo maior número de espécies, como tilápia gift, carpa húngara, carpa colorida, carpa capim, pacu e o tambacu híbrido (todos em larga escala). A atual realidade contribui para atender cerca de 210 produtores de Joinville e região nos meses de maior procura pelos alevinos, entre novembro e fevereiro.
A demanda pelo produto joinvilense também interessa a criadores de peixes de outros municípios catarinenses e Estados que, nesta safra, também vão poder contar com um fator diferencial para a lucratividade: o certificado de reversão sexual dos alevinos. A técnica já existe há mais de 10 anos na Fundação 25 de Julho, mas desde dezembro de 2010 é possível verificar qual o percentual de sucesso do procedimento. Na prática, se tem a garantia do percentual de sexagem (99,9% de machos) na tilápia. Logo, peixe com qualidade traz segurança e confiança tanto para os vendedores quanto para os compradores.
Entre as próximas ações para melhorar a excelência na produção de pescado, a Fundação Municipal 25 de Julho continua pesquisando para fornecimento em larga escala das espécies como o dourado, matrinxã e piauçú. Também tem como meta buscar convênio junto ao Ministério da Pesca para modernizar o laboratório da estação e ampliar as unidades de pesquisa.
Todas as quintas-feiras, a partir das 8h, ocorre a entrega dos alevinos aos cerca de 210 produtores de Joinville e Região. A população também tem acesso à compra dos alevinos, bem como à assistência técnica.