Penha recebeu representantes dos setores turísticos e culturais das prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), e que integram o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR). O intuito da visita foi conhecer as belezas naturais e culturais de Penha para a elaboração do Roteiro Turístico e Cultural da Amfri.
A comitiva foi recepcionada na sede do setor de Cultura da Prefeitura pelo vice-prefeito, Mário Guaracy de Souza (DEM). Ele destacou o potencial da cidade e frisou os pontos mais visitados por turistas. Em seguida, Marcos Henrique Wagner, servidor da Cultura, guiou o grupo no tour: o primeiro ponto foi a Praça Expedicionário Ignácio Ferreira Crispin, popular Praça da Matriz, e a Igreja Nossa Senhora da Penha.
Morraria do Gravatá, Costão de São Roque, Farol, Ponta da Vigia, Praia da Paciência, Cascalho, Capela de São João Batista, Oficina Lítica da Prainha e a Praia do Quilombo foram um dos locais apresentados ao grupo. “Esse roteiro virá a se firmar também como uma divulgação das opções de visitação em toda a região fora da temporada”, afirma a diretora de Turismo da Secretaria de Turismo de Penha, Daniela Serpa.
“Nossa intenção é mapear o patrimônio histórico da cidade, material e imaterial, como a Festa do Divino Espírito Santo ou a Capela Histórica de São João Batista, em Armação do Itapocorói”, completa Daniela. O grupo está visitando todas as dez cidades da Amfri para produção do Roteiro. A expectativa dos organizadores é apresentar essas novas definições ao trade e à comunidade em geral ainda em 2014. O mesmo trabalho já foi realizado com o Ecoturismo e Turismo de Aventura, e o Cicloturismo.
A primeira cidade visitada foi Balneário Piçarras. Em seguida, o grupo foi a Porto Belo e Bombinhas. Itajaí é a próxima. Luís Alves, Ilhota, Camboriú, Navegantes e Itapema também receberão a visita técnica.
Felipe Franco
UNOPress