São Lourenço do Oeste – Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Saulo Tarso Sutilli, já visitou produtores em Videira e Pinheiro Preto, para o fornecimento de mudas de boa procedência.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Saulo Tarso Sutilli acompanhado pelo Coordenador do Viveiro Municipal de Mudas Volmir Pinto de Oliveira e do Diretor de Estímulos as Atividades Econômicas Rurais Lauri Ecker estiveram na segunda feira dia 21 de fevereiro em Videira e Pinheiro Preto visitando os produtores e uva e viveiristas que produzem mudas de videiras.
O objetivo da visita foi buscar viveiros idôneos que possam fornecer mudas para o projeto de vitivinicultura que está sendo implantado pelo Governo Municipal.
Com esse projeto, o Governo Municipal quer resgatar uma cultura que já foi tradicional no Município e com o passar dos anos cedeu lugar para outras culturas, além de se transformar em uma nova alternativa de renda com a venda de uva de mesa e vinho bem como, mais uma razão para a permanência da família na agricultura.
O Secretário Saulo, ficou entusiasmado, pois São Lourenço do Oeste possui indicativos técnicos e geográficos para pleno sucesso do projeto. “Temos um relevo e altitude similar à região de Videira e Pinheiro Preto e principalmente um grupo de produtores que estão dispostos a abraçar o projeto” frisou o Secretário.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural vai se reunir em breve com os produtores interessado para repassar informações, como: escolha do terreno, adubação de plantio, e encomenda das mudas
Projeto Vitivinicultura
O Município vai fornecer aos produtores cadastrados no programa, mediante subsídio de 50% do valor da respectiva aquisição, mudas de uva, para ampliação e implantação de parreirais.
Cada produtor beneficiário do programa terá direito ao fornecimento de, no máximo, 200 mudas.
O programa atenderá até o limite de 30 produtores por ano, obedecendo-se a ordem de inscrição.
É requisito fundamental para a concessão do benefício a avaliação, pelo departamento técnico da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, da área de terras onde será implantado ou ampliado o parreiral.
O ingresso no programa está condicionado à participação do beneficiário em curso de capacitação em vitivinicultura a ser organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural.