O INBRAVISA – Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária informa que o Ministerio da Saúde, confirmou, na noite de quinta-feira, 07/05, que o Brasil tem quatro casos de pessoas infectadas pela gripe A (H1N1), conforme previam autoridades sanitárias brasileiras.
Durante esta semana o diretor do INBRAVISA , Rui Dammenhain, estava alertando, nas diversas entrevistas que concedeu aos órgãos de imprensa, que a confirmação da chegada da gripe no Brasil era iminente.
As quatro vítimas são brasileiras, e as contaminações foram confirmadas por três laboratórios. Duas vítimas são de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outra de Minas Gerais. Os quatro são adultos e apresentam quadro clínico estável.
O Ministerio da Saúde afirma que um dos pacientes, de SP, esteve no México entre 17 e 22 de abril e começou a ter os sintomas no dia 24. Ficou internado até o dia 4 de maio e passa bem. Outro paciente, de MG, começou a apresentar sintomas já no México e permaneceu isolado até o dia 6 de maio.
Outro dos casos, que está em SP, esteve na Flórida e chegou ao Brasil no dia 28 de abril, e não chegou a ser internado, mas foi mantido em isolamento familiar. Já o outro paciente, do Rio, esteve no México e voltou ao país no dia 3 de maio, e permanece internado desde o dia 5 de maio.
Chegaram ao Brasil os kits para realização de exames laboratoriais que irão permitir o diagnóstico mais rápido de gripe suína. Com isso, a confirmação ou descarte de casos suspeitos de gripe poderão ser feitos em até três dias, e não mais em 15 dias como ocorria até o momento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação da vacina influenzae A (H1N1) no Brasil, destinada para prevenir a gripe A.