O INBRAVISA – Instituto Brsileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária informa que o prefeito de Buenos Aires, decretou estado de emergência sanitária em toda a capital argentina por conta da epidemia da nova gripe.
As aulas vão ser canceladas em Buenos Aires e em outras quatro províncias, antecipando o início das férias de inverno. O governo pediu aos portenhos que tentem ficar o máximo de tempo possível em casa ,e a medida, que vale até sexta-feira (03/6/2009), tem o objetivo de ajudar os serviços médicos de emergência a se coordenarem melhor para o combate à doença.
A Argentina registra 1.587 infecções e 26 mortes em pacientes com o vírus H1N1, o que torna o país o terceiro mais afetado pela pandemia, só ficando atrás de México e EUA, onde surgiram os primeiros casos da doença. Enquanto isto em São Paulo , a Secretaria de Estado da Saúde fez um convite a vários hospitais e laboratórios de análises privados, para aumentar a rede de diagnóstico e atendimento aos de casos da gripe A.
O Ministério de Saúde do Brasil , por enquanto, descarta adotar medidas mais radicais de prevenção e combate a gripe A, mas mantém a recomendação de que se evite viajar para a Argentina e Chile.