Joinville – O Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural Cristo Rei está trabalhando pela cultura do bairro Vila Nova. No ano passado, o grupo conseguiu aprovar no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), via Mecenato 2009, projeto para a criação de um grupo de dança folclórica italiana.
Neste ano, aprovou mais dois projetos pelo Simdec: um, via Mecenato, para dar continuidade aos trabalhos do grupo de dança; e outro, via Edital de Apoio à Cultura, para ajudar a custear as despesas com atividades culturais durante a 15ª Festa do arroz, que acontecerá em abril de 2011.
A ideia de montar um grupo de dança surgiu com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura na comunidade do Cristo Rei. Para isso, o grupo de mulheres contou com o apoio da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho e da Fundação Cultural de Joinville.
O grupo já está formado e os ensaios acontecerão todas as segundas-feiras, às 19h30, no galpão da comunidade do Cristo Rei – Vila Nova, sob a coordenação da professora de dança Elaine Pereira Gonçalves, graduada em Educação Física, pós-graduação em Danças de Salão e diretora artística do Grupo AZ Arte, de Joinville.
Com o novo projeto contemplado no Mecenato 2010, no valor de R$ 10 mil, a ser captado junto às empresas do município, o grupo vai garantir a continuidade dos seus trabalhos até a estreia, marcada para a 15ª Festa do Arroz. Já pelo Edital de Apoio à Cultura 2010, o grupo de mulheres garantiu R$ 8 mil para ajudar na divulgação da festa e no custeio das atividades culturais.
AI/Redação 24 horas