Joinville – O Grupo de Pesquisa Teatral Panacéia, de São Bento do Sul, esteve nesta terça-feira, dia 17, fazendo a abertura do "Cena 7", a mostra de teatro joinvillense, com seu espetáculo "Baião de 2". O evento contou com casa cheia e a presença dos renomados diretores e críticos teatrais, Nina Caetano (MG) e Paulo Biscaia (PR), que fizeram a leitura crítica do espetáculo num debate promovido pela Associação Joinvillense de Teatro (Ajote).
Para o grupo é motivo de imensa satisfação e orgulho abrir um evento de tamanha importância, não só para o estado de Santa Catarina, mas também para todo o Sul do Brasil. O “Cena 7", é um evento que reúne o melhor da produção joinvillense e teatreiros de todas as partes do país, tendo inclusive recebido espetáculos internacionais. “O convite certamente se deu, graças ao tempo de pesquisa e apresentação do espetáculo, que já chega a seu quarto ano com um público superior a 100 mil pessoas. “É São Bento do Sul se colocando no grande cenário das artes cênicas, é um grande avanço para o nosso movimento”, enfatiza o diretor Robson Rodrigues.
O espetáculo “Baião de Dois”, uma homenagem ao nordeste, propõe um passeio pela cultural popular do país. Em cena os personagens Cícero e Geraldinho, dois cabras da peste que estão em peregrinação pelo Brasil, com o intuito de fugir da fome e da seca (que vira e mexe assola o sertão nordestino). Trazem na bagagem a única coisa que realmente possuem na vida, a sua cultura, e através dela ganham a vida e promovem a alegria fazendo uso do cordel, trava língua (literatura oral), poesia matuta (Patativa do Assaré), música, humor e todo tempero do sotaque nordestino.
AI/Redação 24 horas