Joinville – Lideranças de 17 Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural realizaram, nesta terça-feira (3/3), a primeira reunião de 2015, no auditório da Fundação 25 de Julho, em Pirabeiraba.
Os encontros ocorrem a cada dois meses e têm por objetivo integrar as participantes dos grupos e informar sobre atividades, como cursos, eventos e palestras, que irão ocorrer durante o período.
Nesta terça-feira, cerca de 30 representantes participaram da palestra motivacional com o tema “Vencer desafios em novas situações”, além de alinharem informações sobre cursos, o Encontro Municipal da Mulher Rural, previsto para o mês de junho, e eventos como a 5ª edição da Festa da Banana, em abril.
De acordo com a coordenadora dos grupos e gerente administrativa da Fundação 25 de Julho, Iria Salete Vicznevski, as festas da Banana, da Polenta e do Arroz são promovidas pelos grupos do Programa de Desenvolvimento da Mulher Rural, desenvolvido pela Fundação 25 de Julho desde 1986. “São quase 30 anos de um trabalho histórico, desde a época em que a mulher reivindicava seu espaço na sociedade”, declara.
Segundo a coordenadora, são realizados quatro encontros por ano, onde são abordados diferentes temas como saúde, empreendedorismo, entre outros, além de discutirem as atividades para os próximos dois meses. O próximo encontro acontece no dia 6 de maio, com o tema compostagem.
O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, ressaltou o trabalho realizado pelos grupos. “Sempre me surpreendo com o trabalho delas e os resultados ficam visíveis nos eventos que os grupos promovem. É um retorno grande à comunidade, e elas são muito focadas nesse trabalho. Acabam sendo motivadoras”, pontua.
Raquel Tolazzi
UNOPressPress