Guaraciaba – Homens a partir dos 45 anos que residem no município de Guaraciaba serão beneficiados com o exame para diagnóstico do câncer de próstata, denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). A ação foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada na tarde de terça-feira, dia 08. O Secretário de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Danilo Rockenbach, informou que a Secretaria encaminhará nos próximos dias o processo de licitação para contratar o laboratório que fará os exames.
A iniciativa da Secretaria em oferecer este tipo de exame é devido ao câncer de próstata ser o tumor mais comum em homens a partir dos 50 anos e o fato de ser curável se for detectado no início. Segundo Rockenbach, o foco de trabalho da Secretaria é a saúde preventiva e esta ação vem contemplar a saúde do homem, assim como as mulheres são contempladas com o exame preventivo do câncer do colo uterino, em que podem fazer no Posto de Saúde em qualquer dia, durante o ano todo. Nessa linha de prevenção, a Secretaria de Saúde também oferece 33 mamografias mensais e 10 exames básicos de laboratório por munícipe durante o ano.
Rockenbach salienta que assim que o processo licitatório estiver concluído a Secretaria estará informando a data de início e o laboratório que fará o exame de PSA.
Quais os sintomas que sugerem problemas na próstata?
Diminuição do fluxo urinário (a urina necessita de esforço para sair).
Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após urinar.
Necessidade freqüente de urinar (especialmente à noite).
Dor ou queimação ao urinar.
Sangue na urina.
Como é o exame de PSA?
PSA é um ingrediente do sêmen produzido pela próstata que aparece em taxas normais de sangue. O teste do antígeno prostático específico (PSA) é um exame de sangue, feito em laboratório, que mede essa quantidade. Se o resultado mostrar que está acima do normal, isso significa que está havendo alterações na glândula e o médico poderá recomendar outros exames para determinar a melhor forma de tratamento.
Como surge o câncer de próstata?
O câncer da próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células do órgão passam a se dividir e a se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. A grande maioria desses tumores cresce de forma tão lenta que não chega a dar sintomas durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Alguns, porém, podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Como prevenir o câncer de próstata?
Até agora, não são conhecidas formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer. Deste modo, é importante:
• fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física;
• ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais;
• reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal;
• manter o peso na medida certa;
• diminuir o consumo de álcool;
• não fumar.
AI/Redação24Horas