Joinville – O Hospital Municipal São José é o único do sul do Brasil a participar do projeto do Ministério da Saúde (MS) de "Gestão de cuidado ao paciente crítico" em parceria com o hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. A primeira etapa da iniciativa do MS estipula que dez hospitais do país participem por três anos do programa. Na segunda fase, o São José deverá orientar outros três hospitais públicos da região.
Na primeira semana de maio, o São José recebeu o aviso de que 23 profissionais, entre enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, participarão do curso de especialização. A equipe deverá desenvolver e aplicar um projeto para melhorar a qualidade no atendimento ao paciente crítico. Os resultados do serão avaliados pelo Ministério da Saúde e pela equipe do Sírio-Libanês.
Nesta quinta-feira (28), os 23 funcionários do hospital se reuniram para saber os detalhes das aulas e como funcionará o projeto. Os estudos com o Sírio-Libanês serão por videoconferência, mas há possibilidade de serem implantadas teleconferências, assim os pesquisadores poderão conversar e questionar no momento em que ocorrem as aulas.
Para a coordenadora do Departamento de Ensino do São José e responsável pela orientação do programa no hospital, Débora Cristina Dalcanale, esse projeto do Ministério da Saúde vai possibilitar a convivência e a troca de experiência com outros hospitais. "Além disso, o São José tem muito a ensinar", comentou Débora.
No final de junho, já começam os estágios presenciais, sendo que a cada 15 dias uma equipe do São José, formada por seis profissionais, irá para São Paulo receber o treinamento. O Sírio-Libanês foi escolhido como base do programa do MS por ser um dos seis melhores hospitais do país, pois se trata de uma instituição filantrópica e com excelência em atendimento ao paciente.
Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)