Capinzal – O Hospital Nossa Senhora das Dores assumirá a administração do plantão 24 horas a partir do dia 01 de abril. Os detalhes do contrato que será celebrado entre as prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa e a casa de saúde foram discutidos e aprovados na última quarta-feira, dia 02. A partir dessa data, o Hospital ficará responsável pela contratação dos médicos e por todos os outros procedimentos necessários para o atendimento de urgências e emergências. As administrações municipais continuarão oferecendo o suporte necessário e repassarão mensalmente R$ 75 mil para a manutenção do plantão. O rateio das despesas será proporcional ao número de habitantes de cada município.
Atualmente, a contratação dos médicos e o custeio das despesas decorrentes do plantão são de responsabilidade da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal com o apoio das secretarias de saúde de Ouro e Zortéa. O Hospital disponibiliza o espaço físico e os profissionais de apoio. De acordo com a irmã Diva Grezele, administradora do Hospital Nossa Senhora das Dores, neste mês de março serão contratados os médicos e definidas as escalas do plantão.
“Os profissionais serão praticamente os mesmos que já atuam no plantão e o atendimento a população continuará sendo realizado normalmente nos mesmos moldes do que é hoje” afirmou a religiosa. A administradora reiterou que o plantão atenderá casos de urgência e emergência e que atendimentos de rotina devem ser buscados na rede pública de saúde. O Prefeito Leonir Boaretto participou da reunião e disse estar satisfeito com o desfecho favorável da negociação iniciada ainda no primeiro semestre do ano passado.
“As três prefeituras e o Hospital Nossa Senhora das Dores querem otimizar cada vez mais o atendimento a população. Estamos convictos de que, pela própria vocação e pela tradição, o Hospital continuará disponibilizando atendimento de qualidade no plantão” comentou Boaretto.
O encontro que selou o acordo contou também com a presença do prefeito de Ouro, Nerí Miquelotto, do prefeito de Zortéa, Paulo Franceschi e dos respectivos secretários de saúde. De acordo com dados divulgados pelo próprio Hospital Nossa Senhora das Dores, 1.800 pessoas são atendidas mensalmente no plantão 24 horas