Joinville – Os atendimentos de urgência e emergência no Hospital Municipal São José não serão afetados pela greve dos médicos residentes marcada para esta terça-feira (17/8) em Joinville. A mobilização nacional dos médicos residentes reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio que desde 2006 é de R$ 1.916,45.
O Hospital Municipal São José oferece catorze programas de residência médica e um de residência odontológica. Todos são credenciados pelo MEC, obedecem à Lei 6.932 de 07/07/1981 e às resoluções emitidas pelo CNRM. A residência é considerada curso de pós-graduação, nível especialização. Atualmente há 93 médicos residentes no Hospital Municipal São José. A verba para efetuar o pagamento da bolsa dos médicos é repassada pelo governo federal ao hospital. Os reajustes ficam a cargo do Ministério da Saúde.
Além do reajuste de 38,7%, outras solicitações da classe aos ministérios da Saúde e Educação são de auxílios-moradia e alimentação, adicional de insalubridade, reajuste anual, a 13ª bolsa-auxílio e aumento da licença maternidade de quatro para seis meses. Uma parcela dos 22 mil médicos residentes já havia paralisado as atividades em 14 de abril e desde então as negociações da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) não evoluíram junto aos órgãos federais.
AI/Redação24Horas