Joinville – O Hospital Municipal São José (HMSJ) voltou a receber pelos transplantes de rim, desde o final do ano passado. Em 2008, o HMSJ havia perdido o credenciamento do Ministério da Saúde para esse tipo de procedimento e embora continuasse realizando os atendimentos não recebia pelo serviço. A atual administração enfrentou muitas dificuldades para cumprir as muitas exigências da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, responsável pela fiscalização dos hospitais públicos, e solicitou o credenciamento no mês de outubro. A portaria foi publicada em 22 de dezembro de 2009.
Durante todo o período em que esteve sem credenciamento, o HMSJ deixou de receber do Sistema Único de Saúde (SUS) aproximadamente R$ 2 milhões de reais, "mas parte desse valor ainda pode ser recuperado", segundo o diretor-executivo do Hospital Renato Monteiro. O credenciamento tem validade de dois anos e deverá ser renovado para que o SUS possa liberar os valores dos procedimentos, algo em torno de R$ 25 mil reais cada.
No período de janeiro a dezembro de 2009, o São José realizou 88 transplantes de rim, sendo um deles conjugado rim/pâncreas. Desse total,24 transplantados moram em Joinville, 52 pessoas são de outras cidades de Santa Catarina e mais 12 vieram dos estados de SP, PR, RJ e MG. É importante lembrar que 12 procedimentos foram entre inter vivos.
Fonte: Assessoria de imprensa