segunda-feira, dezembro 23, 2024

Idosos precisam de cuidados especiais no calor

Blumenau – Calor e pessoa Idosa são uma combinação muito perigosa. Idosos precisam ter cuidados especiais em dias de calor intenso. Altas temperaturas podem trazer complicações à saúde e o idoso corre mais riscos.

Muito calor não é seguro para ninguém. É ainda mais arriscado se a pessoa for idosa ou tiver problemas de saúde. É importante ter cautela e obter alívio rapidamente quando estiver superaquecido. Caso contrário, a pessoa poderá começar a sentir-se doente ou correr o risco de contrair uma doença relacionada ao calor que pode causar sérios problemas de saúde.

Desidratação, alteração da pressão arterial, confusão mental e agravamento de doenças crônicas são exemplos de problemas que chegam às unidades de saúde e só aumentam a presença das pessoas da terceira idade em serviços de pronto atendimento.

Thiago Bicalho, geriatra do Hospital Pasteur, informa que, embora ainda não existam dados percentuais para comprovar esse aumento, essa é uma constatação dos profissionais que atuam em unidades assistenciais.

Nos idosos, o sistema de regulação da temperatura do organismo humano tem menor capacidade. Sendo assim, ele fica com dificuldade de controlar a desidratação nos períodos de intenso calor”, observa o especialista.

Outra questão importante a se observar é o fato de os idosos sentirem menos sede. Além disso, à medida que envelhecem, as pessoas ficam menos ativas e transpiram pouco, o que significa que o corpo não consegue se resfriar, de modo eficaz, por meio da evaporação do suor, tendendo a um superaquecimento.

De acordo com Bicalho, o ideal é que sejam consumidos de quatro a cinco litros de água por dia, exceto as pessoas da terceira idade que têm alguma orientação médica para beber menos líquido. “Deixar a água em garrafas é uma boa solução para isso”, explica.

Durante os períodos mais quentes, os idosos também sentem menos fome. “Tal fato é ainda mais visível naqueles que sofrem com doenças que já provocam essa dificuldade. Devemos estar atentos aos idosos com quadro de diarreia e vômito (estado de piora da desidratação), que pode ser causado pelo consumo de alimentos mal conservados, por exemplo”, informa o geriatra.

O fato de os idosos estarem mais propensos a sofrer de doenças crônicas do que as pessoas mais jovens os torna predispostos a utilizar medicamentos que podem contribuir ainda mais para a desidratação, como é o caso dos diuréticos. “Nessas situações, seria importante a reavaliação médica com relação ao uso de algumas medicações”, diz Bicalho.

Ficar superaquecido por muito tempo ou ficar exposto ao sol sem proteção pode causar muitos problemas de saúde. As doenças relacionadas ao calor incluem o seguinte:

1) A síncope por calor é uma tontura repentina que pode ocorrer quando você está ativo em clima quente. Se a pessoa toma um medicamento para o coração chamado betabloqueador (pressão alta) ou não está acostumado ao clima quente, é ainda mais provável que você sinta desmaios.

Neste caso, descanse em um local fresco, coloque as pernas para cima e beba água para aliviar a tontura.

2) Cãibras de calor são contrações dolorosas ou espasmos dos músculos do estômago, braços ou pernas. As cãibras podem resultar de trabalho árduo ou exercício intenso. Embora a temperatura corporal e o pulso geralmente permaneçam normais durante as cãibras, sua pele pode ficar úmida e fria. Pare a atividade física que você está fazendo e descanse na sombra ou em um prédio fresco. Beba muitos líquidos, como água e bebidas esportivas que contenham eletrólitos. Não consuma álcool ou bebidas com cafeína.

3) O edema de calor é um inchaço nos tornozelos e pés quando você fica com calor. Levante as pernas para ajudar a reduzir o inchaço. Se isso não funcionar rapidamente, consulte seu médico.

A erupção cutânea é uma irritação da pele causada pela transpiração intensa. Causa aglomerados vermelhos de pequenas bolhas que se parecem com espinhas na pele. Sua pele pode sentir coceira ou você pode sentir uma dor formigante. Mantenha a área infectada seca, use pó para acalmar a erupção e fique em locais frescos.

4) A exaustão pelo calor é um aviso de que seu corpo não consegue mais se manter fresco. Você pode sentir sede, tontura, fraqueza, descoordenação e náusea. Você pode suar muito. A temperatura do seu corpo pode permanecer normal, mas a sua pele pode ficar fria e úmida. Algumas pessoas com exaustão pelo calor apresentam pulso rápido. Descanse em local fresco e tome bastante líquido.

Se a pessoa não se sentir melhor logo, procure atendimento médico. Seja cauteloso porque a exaustão pelo calor pode progredir para insolação.
A insolação é uma emergência médica em que a temperatura do corpo sobe acima de 35°C.

5) Os sinais de insolação são desmaios; confusão ou comportamento estranho; não suar mesmo quando está calor; pele seca e avermelhada; pulso forte e rápido; ou um pulso lento e fraco.

Quando uma pessoa apresenta algum desses sintomas, deve procurar ajuda médica imediatamente e ir imediatamente para um local mais fresco, como à sombra ou dentro de casa. Eles também devem tomar medidas para diminuir a temperatura corporal com roupas frescas, um banho ou ducha fria e ventiladores.

6) A exposição solar, também conhecida como queimadura solar, é um sinal de danos à pele devido à exposição extrema ou prolongada. Sua pele pode parecer vermelha e sensível, desenvolver bolhas, começar a descascar e ficar quente ao toque. As reações graves podem causar febre, calafrios, náuseas ou erupções cutâneas.

Evite queimaduras solares usando roupas protetoras que cubram a pele e evitando a luz solar direta. Usar um protetor solar de amplo espectro com FPS 15 ou superior também pode ajudar a prevenir queimaduras solares, mas certifique-se de reaplicar com frequência.

Se a pessoa estiver queimado de sol, use roupas leves, tome banhos frios, hidrate as áreas afetadas e fique longe do sol para que sua pele possa cicatrizar.
Se você está preocupado com alguma dessas doenças relacionadas ao calor, converse com seu médico.

Prevenção e sintomas

A combinação do calor e da desidratação em idosos pode provocar tonturas ou até mesmo quedas – inclusive, com repercussões graves -, além do aumento do grau de demência, caso esta já esteja diagnosticada. “A forma como o calor afeta os idosos é bastante preocupante, mas a maioria desses eventos adversos pode ser evitada. Vale ressaltar ainda que os que moram sozinhos precisam de visitas regulares para que se garanta que eles estejam ingerindo bastante água e com as medicações controladas”, ressalta Thiago Bicalho.

Mais algumas recomendações para os idosos e para seus familiares: evitar longos períodos de exposição ao sol ou ambientes sem ventilação; usar roupas leves; manter uma alimentação balanceada, com ingredientes leves; e evitar substâncias como a cafeína e o álcool (que aceleram a desidratação).

Andresa Feijó/Hospital Pasteur
UNO/Blumenau

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

A Verdade Por Trás do Salmão: Você Pode Estar Comendo Truta Salmonada

Quando você escolhe o “salmão” no supermercado ou no...

Agrotóxicos e os Casos de Câncer: O Que Você Precisa Saber

O uso crescente de agrotóxicos na produção agrícola é...

Terceira Idade Saudável Exige Cuidados Desde os 35 Anos

Quem nunca ouviu falar que a prevenir é o...

10 Alimentos para Aumentar a Imunidade (Sistema Imunológico)

Conheça os alimentos para aumentar a imunidade. O sistema imunológico é a nossa principal linha de defesa contra doenças