Florianópolis – O Instituto Federal de Santa Catarina abriu no dia 20/04/2011 as inscrições para os cursos técnicos e de graduação em 16 campi. São 2.711 vagas para cursos em Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As inscrições devem ser feitas até 6 de junho/2011.
A prova de vestibular para os cursos de graduação será em 19 de junho. Já o exame de classificação para cursos técnicos será no dia 3 de julho. Apenas a seleção para o curso técnico em eletromecânica na modalidade PROEJA, ofertado pelo Campus Chapecó, será feita por sorteio público no dia 21 de junho.
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para cursos técnicos e R$ 40,00 para cursos de graduação. A inscrição para o curso PROEJA de Chapecó é gratuita. O candidato impossibilitado financeiramente de efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou doador de sangue habilitado pode solicitar até 22 de maio a isenção do pagamento da taxa.
O IF-SC disponibiliza computadores nos campi para quem quiser fazer sua inscrição. As aulas começam já no segundo semestre deste ano.
Para mais informações, clique aqui e acesse os editais. Se já quiser efetuar a sua inscrição, acesse o Portal do Ingresso do IF-SC. Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para o telefone 0800 722 0250 .
O CAMPUS AVANÇADO XANXERE está com inscrições abertas para os cursos:
TECNICO CONCOMITANTE EM AGROINDUSTRIA- 1.200 horas/aula
O curso terá a duração de dois anos e funcionará no turno vespertino. Será oferecido para Jovens e adultos, que queiram desenvolver competências para trabalhar no setor da agroindústria e que estejam matriculados no 2° ou 3° ano do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio.
O Técnico em Agroindústria operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria. Analisa a qualidade da matéria-prima e produtos. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade no processo de beneficiamento e industrialização dos alimentos. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Participa dos programas de gestão das empresas.
O Técnico em Agroindústria, formado pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Avançado Xanxerê, deverá:
•possuir uma sólida formação em conteúdos específicos da área de agroindústria;
•aplicar tecnologias economicamente viáveis;
•executar atividades de gerenciamento, tendo em vista a compatibilização do desenvolvimento econômico com a conservação ambiental e a garantia da qualidade de vida;
•saber implantar, organizar e gerenciar atividades, seções, empresas e instituições ligadas à agroindústria;
•absorver e desenvolver novas tecnologias, com o intuito de resolver problemas e contribuir com a melhoria dos processos de produtos agroindustriais;
•realizar atividades ligadas ao processamento de produtos agropecuários, visando à qualidade exigida pelo mercado, em condições de segurança e higiene, respeitando e conservando o meio ambiente;
•trabalhar de forma integrada com profissionais de outras áreas;
•comunicar-se com clareza e precisão;
•atuar com ética, capacidade crítica, postura cooperativa, responsabilidade, criatividade e liderança.
TECNICO SUBSEQUENTE EM FABRICAÇAO MECANICA – 1200/hs aula.
O curso terá a duração de dois anos e funcionará no turno noturno. Será oferecido para jovens e adultos que já concluíram o Ensino Médio.
O objetivo geral do Curso Técnico em Fabricação Mecânica é formar profissionais por meio de educação técnica de nível médio, visando a melhoria da qualidade na produção industrial numa perspectiva viável de desenvolvimento sócio-econômico sustentável.
O técnico em Fabricação Mecânica no exercício pleno de suas atribuições deverá estar apto a:
•Participar do projeto, planejamento, supervisão e controle das atividades de fundição, usinagem, caldeiraria, soldagem e processos de conformação mecânica;
•Selecionar e especificar ferramental para os processos produtivos;
•Especificar materiais e insumos aplicados aos processos de Fabricação Mecânica;
•Aplicar as normas técnicas de qualidade e preservação do meio ambiente, saúde e segurança no desempenho de suas funções;
•Analisar e inspecionar serviços técnicos relacionados a produção industrial,primando pela qualidade dos produtos e serviços;
•Executar projetos de fabricação mecânica visando a otimização dos processos de fabricação.
•Trabalhar de forma integrada com profissionais de outras áreas;
•Comunicar-se com clareza e precisão;
•Atuar com postura cooperativa, ética, capacidade crítica, responsabilidade, criatividade e liderança.
Ao término do curso será conferido ao aluno o diploma de Técnico em Fabricação Mecânica.
O curso Técnico em Fabricação Mecânica está formatado em 4 módulos.