Balneário Camboriú – Uma pedra de aproximadamente 20 toneladas ,que corre risco de desabar em cima de seis casas localizadas no Jardim Denise em Balneário Camboriú, mobilizou no final desta tarde a Defesa Civil Municipal da Secretaria de Segurança, Fundo Rotativo do Bem Estar Social, Secretaria de Obras, Cuida, Desenvolvimento Social e Corpo de Bombeiros. Juntos traçaram planos para a implosão, que deve ocorrer nos próximos dias.
De acordo com o engenheiro, Álvaro Zain, em vistoria, na manhã desta quarta-feira constatou a existência da pedra, e concluiu que a mesma corre risco eminente de desabar. Sua preocupação é que as famílias sejam retiradas da localidade. Nas residências moram cerca de 20 pessoas.
Maurício Chedid, da Defesa Civil, mencionou que a Prefeitura vai oferecer total apoio às famílias que serão retiradas de suas casas. Também destacou que será solicitada a Secretaria do Meio Ambiente, autorização para a implosão. A Defesa Civil vai elaborar uma ata para que o serviço seja realizado de forma emergencial e também a emissão do laudo de um geólogo.
Segundo o perito em implosão – blaster – Zileu da Silva, com 40 anos de experiência no ramo, para ser feita a detonação da pedra, é necessária a autorização do Exército, tramite que deve demorar até 48 horas. O profissional destacou que é um trabalho minucioso.
A preocupação da Defesa Civil, é que seja feita a remoção das famílias antes das chuvas que estão previstas para caírem nas próximas horas. Local para alojar as famílias também já está sendo verificado.
Após a reunião, foi decidido que ainda hoje (quarta-feira), uma comitiva se deslocaria até o local para conversar com as famílias para comunicar da remoção. Amanhã pela manhã a equipe voltará ao local para a retirada das famílias que residem na área de risco. A pedra em questão está localizada numa altura de 60 metros em difícil acesso.