São Miguel do Oeste – O governo de São Miguel do Oeste, por meio da secretaria de agricultura, pecuária e meio ambiente, realizou nesta quinta-feira, dia 12, o lançamento do programa municipal “O Futuro ao Alcance de Todos”.
O programa, segundo o secretário Atílio Stolarski, visa oportunizar a inclusão digital no meio rural, levando internet e telefone às comunidades do interior, numa parceria entre o governo e as famílias.
Para elaboração do programa uma equipe trabalho no levantamento das propriedades que não possuem internet e nem telefonia rural. A partir deste trabalho, ficou definido que serão instaladas seis torres novas para atender em torno de 90% do meio rural, com instalação de internet gratuita, sem cuisto inicial, somente a mensalidade. Para o telefone, os agricultores terão acesso disponibilizado com custos de instalação da antena e aparelho.
O prefeito Nelson Foss da Silva acompanhou o lançamento junto com a primeira-dama, Adriana Cagol, secretário Atílio Stolarski, vereador Antônio Orso, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER, Lauri Klaffke, técnico Mateus Back, agricultores e equipe da prefeitura.
Na oportunidade, Nelson agradeceu o envolvimento e o compromisso do vereador Orso, autor do programa O Futuro ao Alcance de Todos. “Vamos estar em todas as comunidades do interior, esclarecendo dúvidas e debatendo a respeito do programa com as famílias interessadas. Queremos que funcione o mais breve possível e facilite ainda mais a vida de nossos agricultores e seus filhos”, comentou.
Para Adriano Cavagnoll, morador da linha Canela Gaúcha que estuda e trabalha na cidade, a internet vem contribuir com o trabalho no campo e principalmente com seus estudos. “Trabalhamos com leite e a internet vai ser uma ferramenta para pesquisar preços e muitas outras coisas. Sem este auxilio da administração não teríamos condições de ter internet no interior”, disse o agricultor.
O presidente do COMDER, Lauri Klafke, recorda que os agricultores lutam há alguns anos pela internet e acreditar que esta é uma oportunidade que estão tendo em suas vidas. “Nossa juventude quer muito internet no campo, é mais um avanço para nossas comunidades e a ajuda do governo é uma grande força porque sozinhos não conseguiríamos”, comentou.
Das seis torres a serem instaladas, a primeira deve contemplar as comunidade de Linha Canela Gaúcha, Limeira, São Pedro, e parte da Fátima e Bela Vista das Flores.