Joinville – Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o curso gratuito de composição coreográfica com a bailarina, coreógrafa e professora argentina Diana Gilardenghi. São 20 vagas para estudantes e profissionais da dança. Os participantes do curso concorrerão a quatro bolsas de pesquisa com orientação especializada para produzir trabalhos solos de dança contemporânea.
Para fazer a inscrição os interessados devem enviar currículo resumido para o e-mail jussarajxavier@hotmail.com. Os candidatos devem ter idade acima de 16 anos e morar em Joinville há pelo menos um ano. O curso acontece nos dias 22 e 23 de agosto, na sala de dança da Casa da Cultura de Joinville.
As bolsas de pesquisa em dança terão duração de três meses – são R$ 530 por mês. Em novembro, os quatro bolsistas farão duas apresentações gratuitas ao público, seguidas de discussões sobre o processo de criação.
O curso é resultado do projeto Laboratório Corpo e Dança, aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura 2009 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville. A coordenadora do projeto, Jussara Xavier, explica que o objetivo é incentivar o processo de criação em dança contemporânea e contribuir para a formação e qualificação de coreógrafos.
Esta é a segunda edição do Laboratório Corpo e Dança. No ano passado, o curso de composição coreográfica foi com a mestre em teatro e especialista em dança cênica Zilá Muniz. Os quatro bolsistas – Alberth Lincoln, Cosme Gregory, Fernando Lima e Márcio Vinicius Paulino Silveira – apresentaram seu trabalhos gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Dois pra lá Dois pra cá Studio de Dança e anfiteatro do Colégio Bom Jesus.
Diana Gilardenghi
Natural da Argentina, Diana Gilardenghi iniciou seus estudos em 1973, na escola "Nacional de Dança" e no "Taller Del Teatro General San Martin", em Buenos Aires. Em 1992, passou a morar em Florianópolis. Na capital catarinense, fez parte de grupos como "Plastecaster Duggandanza" e"Potlach", um projeto de pesquisa e extensão de ensino da dança para
pessoas com cegueira. Em 1993, criou o Grupo "Ronda", participando de mostras e festivais. Em 2000, foi selecionada para o Programa Rumos Itaú Cultural Dança com a coreografia Crosta. Ministra aulas de dança contemporânea, composição coreográfica e improvisação no Centro Integrado de Cultura (CIC) e é professora dos espaços Academia Bia Vilela e Estação Dançar.
Fonte: Assessoría de Imprensa