Iomerê – Os encontros de idosos, tão comuns atualmente em todas as regiões, iniciaram há quase 30 anos, por iniciativa da iomerense Amábile Zago. Foi ela quem percebeu que era preciso organizar os grupos, incentivá-los ao desenvolvimento de atividades que ampliavam a qualidade de vida na terceira idade e, principalmente, oferecer a eles momentos de alegria e descontração numa fase importante da vida.
Assim, ela passou a organizar os pequenos grupos que, inicialmente, levavam incentivo a doentes, em hospitais. Mais tarde, eles passaram a se encontrar para o desenvolvimento de atividades diversas. Com o passar dos anos, o exemplo de Iomerê, iniciado por Amábile, passou ser copiado por cidades vizinhas e, delas, para outras regiões do estado e fora dele. Hoje, os grupos estão espalhados pelo Brasil.
Pela sua iniciativa e trabalho desenvolvidos na comunidade, a Administração Municipal rendeu, no último sábado(27), justa homenagem à ela, durante a comemoração do Dia do Idoso. Amábile recebeu uma placa de honra ao mérito como forma de agradecimento pela sua iniciativa. “Trata-se de uma justa homenagem a uma pessoa que muito contribuiu para que os grupos hoje fossem uma realidade”, explica a coordenadora Roselene Pelle.
O prefeito Luciano Paganini, que entregou a placa à homenageada, reforça a importância da iniciativa de Amábile: “o que ela fez, o que iniciou lá atrás, hoje gera bons frutos. E a comunidade de Iomerê é muito grata e por isso achamos justa esta forma de reconhecimento”, enfatizou ele, ressaltando ainda que o seu trabalho hoje ecoa por diversas regiões. “A semente plantada deu excelentes frutos e, por isso, somos muito gratos”.
A festa em comemoração ao Dia do Idoso reuniu cerca de 300 participantes e é uma tradição no município de Iomerê – onde o atendimento e atenção dispensados à terceira idade são prioridade. Na oportunidade, a iomerense mais idosa, Adele Zanini, de 104 anos, participou das comemorações. Além dela, as princesas Onélia Savaris e Ana Maria Barichello e a rainha da terceira idade, Neiva Zardo.
A PLACA
“O município de Iomerê muito se orgulha da sua história e da sua atuação em nossa comunidade. Também reconhece a importância da sua iniciativa de criar, em 1985, o primeiro Grupo da Terceira Idade que, desde lá, somente gerou bons frutos, sendo, inclusive, reconhecido em âmbitos regional, estadual e nacional. A semente lá plantada, hoje dá bons frutos e o mérito é seu. Em nome de toda a comunidade iomerense, muito obrigado pela sua dedicação à esta causa. Tenha certeza que este trabalho jamais será esquecido”.