quinta-feira, dezembro 26, 2024

IPVA menor em 2010

O IPVA de pelo menos 90% dos carros de Santa Catarina deve ser reduzido em 2010. A projeção é do gerente de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, Nilson Scheidt. Essa queda é, em grande parte, um efeito colateral do IPI reduzido, que baixou o preço médio dos automóveis.

No Estado, o IPVA é fixado em 2% sobre o valor de mercado para carros leves e em 1% para motos. Scheidt prefere não arriscar um índice de redução enquanto não estiver em mãos o valor de mercado dos carros em SC.

A pesquisa de preços, que serve de base para o cálculo do imposto, é levantada todo ano pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela usada este ano ainda pegou preços em alta, antes do cenário de crise. A nova deve estar concluída no final de outubro. A expectativa é de que os novos valores de IPVA estejam definidos em novembro.

– A redução do IPI com certeza vai influenciar no IPVA, mas ainda é preciso levar em conta a depreciação que o veículo sofre. Há carros que tiveram uma valorização. Para esses não haverá redução do imposto – observa o gerente de arrecadação.

Um levantamento feito pelo Diário Catarinense, com base na tabela atual da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores em Santa Catarina (Fenabrave), estima uma redução entre 10% e 20% no IPVA de alguns veículos para 2010. A variação depende do modelo e do ano.

A queda do imposto também é aguardada pelo presidente da Fenabrave, Sérgio Ribeiro Werner. Ele projeta uma redução entre 10% e 15%.

– Não há dúvida de que o preço do carro está menor neste ano.

O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilídio Gonçalves dos Santos, fala em queda de 20%.

– Com a crise econômica iniciada no ano passado e a determinação do governo em reduzir o IPI, os veículos tiveram uma redução de preço de mais de 20%.

Desvalorização forte de usados

Com o preço menor dos automóveis, a Fenauto espera que as secretarias de Fazenda de todo o país revejam as pesquisas de preços.
Para o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de SC, Alessandro Anacleto da Silva, a retração do IPVA de carros usados terá de ser maior do que nos novos.

– Esses veículos sofreram, no primeiro semestre deste ano, uma queda nos preços de até 30%. Isso precisa estar refletido no IPVA. Nos últimos meses, houve uma pequena recuperação, mas que não deve influenciar muito – avalia Silva.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...