Pinhalzinho – Nos quatro dias do evento, realizado em Pinhalzinho, mais de 50 mil pessoas visitaram a feira que contou com 300 expositores, numa área de 20,5 hectares que faz parte do Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu. A Itaipu Rural Show foi realizada de 28 a 31 de janeiro, com o tema “Inovação que gera Resultados”.
O objetivo principal foi o de apresentar a evolução das novas tecnologias e as mais diversas formas de praticar a agricultura para os pequenos e médios agricultores, técnicos e dirigentes.
A Unidade Didática Permanente em sistema de parceria Epagri – Cooper Itaipu, contando com o apoio de Secretaria Municipal da Agricultura é utilizada como estande durante a feira e posteriormente serve como unidade de treinamentos e reuniões técnicas, numa área de 1.800 m², na qual serão desenvolvidas diversas atividades agropecuárias, com destaque para a fruticultura com foco na sustentabilidade da agricultura familiar.
No local, há um pomar com várias espécies frutíferas e diversas variedades dentro de cada espécie. Também foi implantado um modelo de jardim, servindo de incentivo para as demais famílias realizarem o mesmo em suas propriedades.
Foram apresentadas tecnologias alternativas voltadas à prática da agroecologia:
– Cultivo de trigo mourisco em parreiral de uva como forma de controle de abelhas no período de maturação da uva.
– frascos caça mosca de frutas.
– aplicação de sulfato de cobre como protetor das doenças.
– calda de figo da índia como adesivo natural para caldas.
– Maquetes de fonte protegida modelo caxambu, filtro lento de areia e brita.
– Coleção com 18 espécies de plantas de cobertura do solo e adubação verde de verão.
– 6 variedades de batata doce e 3 variedades de mandioca.
Ainda foram efetuadas oficinas sobre enxertia e poda verde, além da distribuição de mudas e ramas e batata doce e sementes de plantas de cobertura.
UNOPressPress