Itajaí – Educadores de Itajaí, Blumenau, São José e Joinville encerram nesta sexta-feira (5) a capacitação para trabalhar nos programas de correção de fluxo ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’. A formação realizada na Aupex, foi coordenado pelo Instituto Ayrton Senna e o próximo passo será a implantação destes programas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Cerca de 40 profissionais trabalharão para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos de idade. Os programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil tratam dos problemas já existentes, frutos da má qualidade dos processos educacionais: o analfabetismo, a defasagem e o abandono, nas primeiras séries do ensino fundamental.
O Programa Se liga é destinado para alunos não alfabetizados fora da idade série que alfabetiza crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura escrita, embora freqüentem a escola há vários anos. Ao serem alfabetizados, o Se liga permite que o aluno retorne a turmas regulares ou frequente. Já o Acelera Brasil combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência. Em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necessários para seguir com sucesso sua trajetória escolar, na série mais próxima à sua faixa etária.
Conforme a Supervisora do Programa, Rosangela Duarte de Araújo, a intenção é criar um ambiente diferenciado e especial para que esse aluno se sinta motivado a apreender. O processo de aprendizagem é mais lúdico com materiais pedagógicos diferentes dos demais. Já a alfabetizadora Célia Leão afirma que o Programa é um grande sucesso pois resgata a auto-estima do educando e mostra como ele é capaz de aprender.
Após esta capacitação, eles trabalharão com os alunos utilizando a metodologia e o material desenvolvidos pelo próprio instituto. São programas emergenciais para resgatar e corrigir um débito que o sistema educacional tem com essas crianças.
Cerca de 500 crianças no município serão beneficiadas pelos programas (Se liga e Acelera). A intenção é, até o final do ano, conseguir corrigir o maior número possível de alunos com idade e série corretas.
AI/Redação 24 Horas