Itajaí – Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. Em Itajaí a Famai encontrou uma maneira diferente de conscientizar as pessoas, através do slackline: esporte que consiste em se equilibrar em cima de uma fita de 2,5cm de largura presa a dois pontos fixos. “A nossa meta é fazer uma alusão do esporte com o equilíbrio que devemos ter no consumo de água, garantindo também o equilíbrio do planeta”, explica Mazola Tenca, da Famai.
O slackline será praticado na Praça Vidal Ramos, pela atleta norte-americana “Nina”, das 10h às 14h. Paralelo a apresentação, a Famai e o Semasa irão distribuir folders educativos sobre o Dia Mundial da Água.
O slackline
Slackline é a arte do equilíbrio dinâmico. O esporte nasceu em meados da década de 1970, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), reduto sagrado para os escaladores. No slackline, uma fita de polipropileno, como as usadas na escalada e no rapel, é presa a duas bases seguras – árvores, carros, postes ou o que tiver por perto – e bem tensionada. O praticante se equilibra como pode em cima de uma fita de 2,5cm de largura, anda e faz acrobacias.