Itajaí – Fundamental para o equilíbrio ecológico e para a proteção das águas e do solo a mata ciliar é alvo constante da ação destruidora humana. Sem essa proteção natural contra o assoreamento as consequências vão desde a diminuição da qualidade da água até enchentes. Visando reverter o quadro de degradação da mata ciliar, o Projeto “Itajaí mais Verde – Plante essa Idéia” executado pela Associação de Moradores do Bairro Fazenda – AMBF em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí – Famai, já realizou mais de trinta projetos de recuperação da mata ciliar, totalizando dezessete hectares recuperados e monitorados.
Para 2010 está prevista a continuação do projeto às margens do Rio Itajaí-Mirim de uma área de aproximadamente cinco hectares já mapeada e com projeto elaborado.
Além disso, o Itajaí mais Verde realizou um projeto de neutralização do CO2 da Prefeitura de Itajaí, onde foram plantadas 45 mil mudas de árvores e também o plantio 750 mudas para neutralização do CO2 da Polícia Federal e da Câmara de Vereadores.
Todas as ações do Projeto Itajaí mais Verde tem como base a Educação Ambiental. Através do OPA- Orientação e Pratica Ambiental, são desenvolvidas atividades de Trilhas Ecológicas, Visitas ao Viveiro, Voluntários Mirins com escolas, universidades e grupos de interesse sócio-ambiental. Com esse programa é possível levar conhecimento à população dos diferentes temas ambientais conscientizando, sensibilizando e mobilizando a comunidade em prol da preservação do Planeta.
AI/Redação 24 Horas