Itapema – A Secretaria Municipal de Saúde acaba de informar que estão DESCARTADOS os três casos de itapemenses suspeitos de portar o vírus da gripe suína. O Departamento de Vigilância em Saúde recebeu, há instantes, o resultado dos exames laboratoriais, realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), que libera as duas pacientes itapemenses da restrição domiciliar.
Conforme Roberto Carlos Ruiz, secretário de Saúde, este resultado já era esperado – já que, na última quinta-feira, o outro paciente com suspeita de portar o vírus também recebera alta. “Com essa confirmação, o Brasil segue sem ter nenhum caso registrado do vírus”, destacou Ruiz.
O Ministério da Defesa atua em conjunto com as secretarias municipais de Saúde no monitoramento de todos os casos suspeitos. Conforme o ministro José Gomes Temporão, o Ministério atua com rigidez nas fronteiras, portos e aeroportos, no monitoramento das pessoas vindas do México – principal foco do vírus. “Mesmo sem ter nenhum caso confirmado até o momento, o país está pronto para enfrentar esse vírus, pois temos estoque de medicamento com capacidade para produção de 9 milhões de doses da vacina”, informou.