Itapema esteve presente no VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, representada pela educadora ambiental da Faaci, Mara Lúcia Figueiredo e pelo conselheiro de Meio Ambiente, professor Antônio Fernando Guerra. De 22 a 25 de julho, eles colaboraram com a organização geral do VI Fórum e Mara coordenou a jornada temática intitulada “Educação Ambiental e Políticas Públicas”.
Dentre as inúmeras atividades do evento, a professora participou da roda de conversas debatendo “Os 10 anos da Pnea e o Sisnea”, da solenidade de abertura oficial do VI Fórum com a presença dos representantes do MEC, do MMA, do Governo do Rio de janeiro e da Anamma. Participou, também, das mesas redondas: “Educação Ambiental, Governança Mundial e Justiça Ambiental”, “A importância da Educação Ambiental no enfrentamento da Mudança no Clima”, “Juventude e Educação Ambiental”, “Educação Ambiental no Ensino Formal”, “Educação Ambiental na Gestão Ambiental” e “Educação Ambiental, Política e Terr itorialidade”.
A participação no VI Fórum permitiu a aproximação da Educação Ambiental de Itapema com o Órgão Gestor de Educação Ambiental da Pnea representado pela coordenadora geral de Educação Ambiental do MEC, Rachel Trajber, e pelo diretor de Educação Ambiental do MMA, Claudison Rodrigues. A professora Mara também aproveitou a oportunidade para conversar a respeito da implementação do Programa A3P, em Itapema, com a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SAIC/MMA), Samyra Brollo Crespo, e assistir a palestra do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
A professora Mara considera que “os fóruns vem se consolidando, no Brasil, como um espaço que congrega e articula os mais diversos atores e segmentos da Educação Ambiental, proporcionando aos educadores ambientais um espaço de encontro e oportunidades de convivência para diálogos e trocas, convidando os sujeitos sociais à participação em prol de uma sociedade justa e sustentável”, afirma. E acrescenta que, “representar Itapema em uma oportunidade tão importante como esta, nos enche de orgulho”.
Fonte: Assessoría de Imprensa