Joinville – Às 10h deste sábado (12/6), acontecerá a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite aberta à comunidade no Posto Programa Saúde da Família (PSF) do Rio do Ferro, em Joinville.
As crianças com até 5 anos que estiverem prestigiando a apresentação do Zé Gotinha serão vacinadas na própria unidade de saúde. Já quem não puder comparecer ao PSF do Rio do Ferro, terá a opção de procurar a gotinha nas 56 unidades de saúde ou nos mais de 40 postos volantes espalhados em supermercados, shoppings, lojas, escolas e CEIs, padarias e em cinco barreiras na entrada da cidade (ver abaixo).
A Secretaria da Saúde de Joinville preparou mais de 800 profissionais para atender as 33.892 crianças, número mínimo de meninos e meninas da população de 35.676 com idade até 5 anos, que devem ser imunizadas contra a paralisia infantil no município, conforme a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
A poliomielite é uma doença viral, manifestada principalmente em crianças. A falta de condições higiênicas e sanitárias facilitam à propagação da doença, já que a transmissão acontece via contato fecal-oral. O Brasil não registra caso de paralisia infantil há 21 anos, entretanto a doença ainda é presente em outros países, o que possibilita uma reintrodução do vírus nos locais onde ela já foi eliminada. Dados de 2009 da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que 19 países ainda tem casos de poliomielite.
Amanhã também é o último dia de vacinação às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários contra o vírus da H1N1. Quase 240 mil pessoas foram vacinadas da gripe A só em Joinville, na maior campanha de vacinação da história do Brasil.
Adultos com 20 a 39 anos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, doentes crônicos, policiais militares e bombeiros, professores e trabalhadores de escolas, idosos (mesmo sem doença crônica), estagiários que trabalham na área da saúde, trabalhadores de cemitérios, funerárias, da Companhia Águas de Joinville, Celesc, Engepasa, rodoviária, aeroporto, agentes de trênsito, serviço de obras e policiais Militares, Civis e Federais que ainda não se imunizaram contra a H1N1 devem ir às unidades de saúde da sua região entre às 08 às 17h, sem fechar para almoço, munidos de carteira de vacinação.
AI/Redação24Horas