Joinville – Um homem de 44 anos, internado na UTI do Hospital Regional, é o primeiro caso confirmado em Joinville de gripe provocada pelo vírus Influenza H1N1, conhecida como gripe A. O laudo do exame confirmando o diagnóstico foi divulgado na noite de sexta-feira (1º) pelo Laboratório Central (Lacen).
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Joinville informa que, em 2016, já foram coletados materiais e enviados para exame, 19 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Três foram descartados, um confirmado e outros 15 casos suspeitos ainda aguardam os resultados para saber o tipo de vírus.
Os pacientes com suspeitas estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). São quatro no Regional, um no Hospital Municipal São José, mais um no Hospital Infantil e outros em hospitais particulares da cidade. Há a investigação de uma morte de um morador de rua que já chegou sem vida no Pronto Atendimento (PA) Norte, que também teve material coletado para investigar se a causa foi o vírus H1N1.
O Governo do Estado anunciou na quinta-feira (31/3), a antecipação a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina para o dia 25 de abril. A distribuição das doses é de responsabilidade do Governo Federal, que envia ao Estado que por sua vez distribui para os municípios. A Secretaria da Saúde de Joinville já está organizada para a operacionalização da campanha deste ano, apenas aguardando a chegada da vacina.