Joinville – O espaço aberto para lazer e esporte no centro de Joinville volta neste domingo (24). O “Joinville em Movimento”,projeto que interdita a passagem de carros na rua Hermann Lepper aos domingos, recomeça para incentivar atividade física e uma vida mais saudável.
A interdição vai da ponte azul, na altura da empresa Lepper, até a rua Itaiópolis, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. O cruzamento na rua Dona Francisca – perto da Casa da Cultura – também fica fechado. Já o cruzamento na rua Itaiópolis fica aberto para os carros. O horário da
interdição na rua Hermann Lepper vai das 8h às 13 horas. Guardas de trânsito da Conurb comandam a interdição e orientam os motoristas.
A comunidade que participar encontra tendas da Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos) com distribuição de água e frutas. Integrantes da Corville (Associação dos Corredores de Rua de Joinville) oferecem gratuitamente aulas experimentais (caminhada e corrida supervisionadas).
Os profissionais da Corville e de assessorias esportivas fazem avaliações gratuitas dos participantes. Eles verificam a pressão arterial, o batimento cardíaco e o índice de gordura corporal em repouso (antes) e depois da atividade.
Os professores de educação física também realizam alongamentos antes e depois dos exercícios. A participação dos praticantes de skate e roller também está aumentando. Profissionais dessas modalidades já participaram de edições do “Joinville em Movimento” orientando os novos praticantes. “A importância do evento é colocar na cultura do povo a atividade física como qualidade de vida. É a maior conscientização, para isso que vale o
evento”, disse o presidente da Corville, Cristiano Berezoski.
Além das atividades tradicionais como corrida, caminhada e bicicleta, monitores da Felej recuam uma área e levam material e estrutura para a prática de basquete, mini tênis, mini vôlei e futebol.
A iniciativa começou no dia 8 de novembro e já teve sete edições. Em paralelo, já foram realizados dois passeios ciclísticos e duas corridas. Uma delas foi a Corrida Rústica Cidade de Joinville, com a participação de mais de 300 participantes. Outro evento realizado no “Joinville em Movimento” foi a 1ª edição do “Todos pelo Diabetes”, com corrida e caminhada que reuniu mais de 600 pessoas. “O projeto veio para oferecer uma área de lazer com segurança. É espaço grande e que as pessoas sabem que é tranquilo”, observou Vandick Londres Teixeira, coordenador de competições e eventos da Felej.