Joinville – Joinville esteve representada na XIV Conferência de Mercocidades (Cidades que constroem o Mercosul), pelo secretário Eni Voltolini, da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE). Realizada em Rosário, na Argentina, de 24 a 26 de agosto, foi uma oportunidade dos municípios de diferentes países estabelecerem intercâmbios de negócios, científicos e culturais.
Na avaliação de Voltolini, é essencial esse relacionamento e aproximação para que haja maior solidez econômica do bloco. "Estando presente, Joinville ganha experiência e reforça as relações institucionais com outras prefeituras para adquirir conhecimento", comenta.
As oficinas que abordaram assuntos de interesse direto das cidades, como água e saneamento, despertaram atenção e devem se intensificar nas próximas edições, envolvendo pautas propositivas. Ou seja, a cidade leva ao evento os temas que deseja absorver informações, que podem ser fornecidas pelos demais participantes. "A ideia é se valer do aprendizado adquirido por outras cidades para otimizar ações no âmbito do município", comenta.
O Brasil, que tem 72 das 200 mercocidades cadastradas, é tido como referência do mais alto nível no Mercosul, dos quais também fazem parte a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão ao bloco.
Fonte: Assessoría de Imprensa