Joinville – O prefeito Carlito Merss reafirmou o desejo de Joinville sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2012 em reunião realizada nesta quinta-feira pela manhã (15/07), no gabinete do prefeito. O pedido foi reforçado ao presidente da Fesporte, Pedro Lopes, em conjunto com o presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos do Município (Felej), Jorge Nascimento, e o gerente técnico do órgão, Carlos Israel.
"Nós queremos o Jogos Abertos", reafirmou Carlito Merss. Porém, o prefeito assegurou que Joinville não criará rivalidade com outros municípios concorrentes à sede da competição. "Vamos analisar o caderno de encargos e planejar".
Joinville concorre com Caçador para abrigar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2012. O resultado será divulgado em Brusque, local da 50ª edição. De acordo com o presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Jorge Nascimento, as chances do município são boas. "Temos a vantagem de estar concorrendo às Olimpíadas Escolares Brasileiras".
O encontro também contou a participação de três representantes do Conselho Estadual do Desportos: Carlos Luiz Weber (Acesc), Margit Weise (Governo do Estado) e Amauri Veríssimo (Paradesporto). No total, 21 conselheiros votam na escolha da cidade sede.
Centro de Excelência Paraolímpico
Durante o encontro, o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, indicou Joinville para ser sede do Centro de Excelência Paraolímpico do Brasil. A ideia é construir o complexo em um terreno localizado no Eixo de Acesso Sul. A área possui 140 mil m². Segundo Lopes, o equipamento servirá de apoio para as Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e contará com ginásio, piscina olímpica, pista de atletismo e campo de futebol.
O prefeito disse que vai se juntar à Fesporte neste pleito, principalmente agora que Joinville é uma das seis cidades do Brasil incluída no projeto "Acessibilidade é Direitos Humanos". O Centro funcionaria de forma permanente, abrigando todas as categorias das seleções do Comitê Paraolímpico do Brasil (CPB).
AI/Redação 24 horas