Joinville – Para lembrar o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, 25 de novembro, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Joinville realizou nesta quinta-feira um dia de beleza com as mulheres que são atendidas pelo PAMVVI (Programa de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência) e pela Casa Abrigo Viva Rosa, trabalhos desenvolvidos pela secretaria para tentar prevenir e proteger a mulher agredida.
As atividades aconteceram no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na rua Padre Kolb. A secretária de Assistência Social, Rosemeri Costa, e a coordenadora do PAMVVI, Denise Vieira, recepcionaram as mulheres com um delicioso café da manhã. O dia de belezaincluiu corte de cabelo, manicure e massagem.
Com psicólogos, o PAMVVI atende, em média, 70 mulheres que já sofreram agressões físicas, mas que não correm risco de morte iminente. Já a Casa Abrigo Viva Rosa tem, hoje, duas mulheres acolhidas que correm risco por ameaças de morte e agressões.
O dia 25 de novembro foi eleito como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs revolucionárias Mirabal – Patrícia, Minerva e Tereza, presas, torturadas e assassinadas em 1960 a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. Essa data, que
se tornou emblemática, passou a ser um dia internacional de protesto contra a violência de gênero, e foi escolhida no 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, em 1981.