Joinville – Está em circulação em Joinville, fazendo a linha Norte-Sul, o ônibus de piso baixo da Transtusa modelo "low-floor", considerado veículo de ponta dentro dos padrões europeus. O ônibus foi apresentado à comunidade durante a Semana do Trânsito, em setembro, e atende à legislação federal de acessibilidade. Entre os detalhes, consta uma rampa para cadeirantes, rebaixamento (ajoelhamento) de suspensão dianteira, catraca central, informações em braile para cegos e portadores de baixa visão. O ônibus é 50 centímetros mais próximo do solo que os convencionais, tem 13,20 m de comprimento, 2,8 metros de altura interna e motor convencional a diesel.
Os espaços para os idosos estão reservados do centro para o fim do coletivo que – em virtude da área para a cadeira de rodas – conta com
capacidade para 29 passageiros sentados e outros 40 em pé. As empresas do transporte coletivo de Joinville encomendaram outros 10 veículos modelos "low-enter", que também primam pela acessibilidade com pisos rebaixados.
Os veículos estão em fase de produção na Busscar e devem entrar em operação no início do próximo ano.
A Gidion e a Transtusa, atendendo as recomendações da Fundação Ippuj e a legislação da acessibilidade, estão adaptando mais 50 veículos com elevadores para cadeirantes. Com os modelos low-floor e low-enter, somados aos 12 veículos de transporte eficiente em operação no sistema, em breve a cidade de Joinville terá mais de 20% da frota de ônibus do transporte coletivo adaptados ao que determina a legislação de acessibilidade em vigência.
Fonte : Clailton Breis (Fundação Ippuj )
Dalires Somavilla (Assessoria de Imprensa de Gidion e Transtusa