Tubarão – Um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Tubarão, vai oferecer a jovens tubaronenses que estão desempregados, a oportunidade de aprender uma profissão e buscar uma vaga no mercado de trabalho.
O contrato para execução do Programa ProJovem Trabalhador, foi assinado na manhã desta quinta-feira (25), pelo prefeito Manoel Bertoncini e pelo presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Manoel Dias, que representou no ato o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A solenidade realizada no paço municipal contou ainda com a presença do coordenador estadual do Sine, Rodrigo Minoto, do vice-prefeito de Tubarão, Felippe Luiz Collaço, vereadores e secretários municipais.
De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Estêner Soratto da Silva Júnior, o convênio com o governo federal no valor de R$ 700 mil, com 10% de contrapartida do município, garantirá, a formação profissional de 300 jovens com idade entre 18 e 29 anos que estão desempregados ou que trabalham informalmente. O candidato também precisa estar frequentando o ensino fundamental ou médio, ou cursos de educação de jovens e adultos, ou terem concluído o ensino fundamental ou médio. “A partir de fevereiro do próximo ano, serão oferecidos cursos em áreas como vestuário, construção civil, metal mecânica, telemétrica entre outros. Cada curso tem duração de seis meses num total de 360 horas/aula”, explica o coordenador estadual do Sine, Rodrigo Minoto.
Além disso, o município terá o compromisso de inserir no mercado de trabalho pelo menos 10% dos participantes do Programa. “Vamos buscar parcerias com entidades empresariais da cidade, para que todos os jovens que fizerem o curso possam conseguir um emprego depois de formados”, diz o secretário Estêner Soratto.
Importância – Na assinatura do contrato o presidente estadual do PDT, Manoel Dias enfatizou que a prioridade do Ministério do Trabalho, comandado pelo também pedetista Carlos Lupi, é investir os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) na formação e qualificação profissional. “Neste objetivo os municípios são os grandes parceiros do governo federal, ao assumirem a contrapartida de programas como este que será implantado em Tubarão”.
O prefeito Manoel Bertoncini lembrou que a formação e qualificação profissionais dos jovens foi um compromisso de campanha, que agora começa a ser cumprido. O vereador Edson Firmino, que participou das articulações para o Programa ProJovem Trabalhador fosse implantado em Tubarão, ressaltou que os participantes receberão auxílio mensal de R$ 100 reais mediante comprovação de frequência nos cursos.
Fonte: Secom/PMT