Blumenau – Os karatecas Maike de Oliveira e Jonathan da Rocha têm juntos mais de 250 medalhas. No próximo sábado (13), os dois atletas da FMD/Ipiranga/Barão/Correa partem em busca de novos desafios. Viajam para Odessa, Ucrânia, Leste Europeu, onde vão participar do 3º World Karatê Championships For Seniors (WUKF) entre os dias 18 E 21. O torneio terá a presença de cerca de 60 países. Ambos conquistaram vagas para o Mundial – através do ranking da Confederação Brasileira de karatê Interestilos.
Maike, 22 anos, começou por acaso no karatê, em março de 1999, através do Projeto de Todos da Fundação Municipal de Desportos. Seu primeiro título veio naquele mesmo ano durante a última etapa do Estadual, em Navegantes, no Kumitê individual na categoria Infanto-Juvenil.
Em 10 anos de disputas em campeonatos, a blumenauense já conquistou 146 medalhas para sua galeria. As mais importantes em sua opinião são as duas medalhas de bronze, ambas conquistadas nos Mundiais de 2005 e 2007 – realizados Fortaleza (CE) e Valência, Espanha, respectivamente.
Confiança: Sobre a atual edição do torneio na Ucrânia, Maike embarca confiante. Ela vai brigar por medalhas no Kumitê Individual na categoria Adulto até 60 quilos. Vou dar o melhor de mim. Espero ter um ótimo desempenho, comenta a karateca. Ela aponta as representantes da Rússia, Romênia e Itália como suas principais adversárias.
Para tentar surpreender as adversárias, a blumenauense vem de uma preparação intensa e especifica desde janeiro. Numa primeira etapa foi dada ênfase à parte física. Sob a coordenação do treinador Vanderlei de Oliveira, em seguida a prioridade ficou voltada para a técnica/física e, finalmente por avaliações em competições e a parte tática e aprimoramento de técnicas.
Expectativa: Jonathan, 22 anos, começou na modalidade em 1996. Seu primeiro título veio um ano depois, com a medalha de ouro durante a etapa do Estadual, em Balneário Camboriú. Com mais de 100 medalhas, o blumenauense tem várias conquistas, como a medalha de bronze conquistada no Mundial de Valência, Espanha, em 2007.
Jonathan também demonstra confiança num bom resultado em Odessa. Será um campeonato de alto nível técnico. É o meu segundo Mundial. Estou viajando na expectativa de uma boa colocação, resume o karateca, que vai disputar no Kumitê Individual na categoria Adulto até 65 quilos.
Fonte:Vanderlei de Oliveira, treinador da FMD de Blumenau, Ipiranga, Seleção Catarinense e Brasileira de karatê, Maike de Oliveira e Jonathan da Rocha
Repórter: Humberto Trindade