Urupema – As cinco cidades contempladas com plano de ação das cidades históricas do governo federal, em Santa Catarina, realizarão um seminário em Laguna no dia 25 de marco, com objetivo de avaliar as estratégias de implementação do plano. Neste seminário serão assinados os planos com a presença do presidente nacional do Iphan, Luis Fernando de Almeida, do presidente da Santur Valdir Walendowsky, prefeito Célio Antonio – vice-presidente Sul da Associação Brasileira das Cidades Históricas e, ainda a confirmar da ministra da Cultura Ana Holanda.
Em audiência ontem na sede do Iphan, com o presidente instituto, o presidente da Santur Valdir Walendowsky assumiu a responsabilidade de apoiar as ações, e ao mesmo tempo, ser o interlocutor junto ao governo do estado para o desenvolvimento das políticas de promoção do patrimônio histórico em Santa Catarina. O Iphan vinha a muito alertando a falta de interesse dos gestores estaduais para a causa do patrimônio histórico.
Na visão do prefeito Celio Antonio com o seminário estaremos concretizando o plano de ação das cidades históricas, garantindo as ações de promoção junto a Santur e realizando um calendário de articulação estadual para o patrimônio histórico catarinense. A parceria da Santur, Iphan e prefeituras será de suma importância para os planos de ações.