Joinville – Um relato das famílias imigrantes que vem se instalar em Pirabeiraba no século 19 em terras onde estava implantado o engenho de açúcar do Duque de Aumale, à época, o maior empreendimento econômico de Santa Catarina. Essa é a abordagem do livro "Terre Vierge", escrito por Denise MDS Mouga e Julie Eugène, a ser lançado em Joinville, nesta quinta-feira (15/10).
A obra resulta do projeto denominado "Pirabeiraba com Chantilly: um engenho em solo tropical" que foi apresentando aos ministérios da Cultura do Brasil e da França e foi autorizado a fazer parte das comemorações oficiais do ano na França no Brasil. Demonstra as relações que já existem de longa data entre a França e Joinville, por meio da exposição de dados que se referem à usina de açúcar de Pirabeiraba.
Duque de Aumale era irmão do Príncipe de Joinville e adquiriu uma boa parte das terras do dote da Princesa Dona Francisca. "Estes fatos tão importantes para a memória de Joinville são desconhecidos e, portanto, foi objetivo deste trabalho resgatá-los", comenta a autora Denise Mouga.
O livro será doado para todas as escolas e centros de educação infantis municipais e faz parte das programações da Aliança Francesa de Joinville (AFJ) para o Ano da França no Brasil (AFB). É uma obra bilíngue da qual participam a ilustradora, Julie Eugène, procede da renomada Ecole Emile
Cohl, de Lyon, França; o dossiê de informações históricas e o roteiro foram montados por Denise MDS Mouga, diretora da AFJ; e Jean Claverie, professor e ilustrador na Ecole Nationale des Beaux-Arts e na Ecole Emile Cohl, de reconhecido prestígio e com cerca de sessenta álbuns já
publicados. O livro tem alcance internacional, também lançado em São Paulo na noite de terça-feira, dia 13.
Fonte: Assessoría de Imprensa