quinta-feira, dezembro 26, 2024

Lei de Ordenamento Territorial de Joinville é apresentada ao Conselho da Cidade

Joinville – As diretrizes propostas para a Lei de Ordenamento Territorial foram apresentadas aos conselheiros das sete Câmaras do Conselho da Cidade. A lei, que definirá as regras espaciais da área rural e urbana de Joinville, deve ser construída com o apoio dos conselheiros, declarou o presidente do Conselho, Luiz Alberto de Souza, na abertura da reunião extraordinária, realizada na noite de quinta-feira (17/02).

A nova Lei de Ordenamento Territorial, conhecida como Lei de Uso e Ocupação do Solo ou Lei de Zoneamento, deve ser finalizada até o prazo máximo de setembro de 2011, para ser encaminhada à Câmara de Vereadores, conforme estabelece a Lei Complementar nº 261/08, do Plano Diretor de Joinville.

Atualmente, a lei em vigor é de 1996 e, apesar de ter recebido acréscimos ao longo dos últimos anos, deve ser revisada para adaptar-se a atual realidade social, econômica e estrutural da cidade, salientou Luiz Alberto. Uma das alterações em vigor é a Lei Complementar nº 318 – Lei de Estruturação Territorial, sancionada em 11 de outubro de 2010, que institui o instrumento de controle urbanístico do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Joinville, e define o Macrozoneamento Urbano e Rural do município.

De acordo com o arquiteto Murilo Teixeira Carvalho, a nova Lei de Ordenamento Territorial foi fundamentada nas oito diretrizes do Plano Diretor: Promoção Econômica, Promoção Social, Qualificação do Ambiente Natural, Qualificação do Ambiente Construído, Integração Regional, Estruturação e Ordenamento Territorial, Mobilidade e Acessibilidade e Gestão do Planejamento Participativo.

A lei também contém itens fundamentais que deverão ser regulamentados, como o parcelamento do solo, a divisão territorial, o uso do solo e a ocupação do solo. Segundo Murilo, existem aproximadamente 52 milhões de metros quadrados de vazios urbanos em Joinville. Embasada em projeções de crescimento do IBGE, do último censo, a Fundação Ippuj estima que em 2025 a população de Joinville deve chegar a 750 mil habitantes.

Entre os dispositivos de controle de ocupação, apontados na proposta de Lei de Ordenamento Territorial, estão o coeficiente de aproveitamento do lote, quota de adensamento, taxa de ocupação, afastamento frontal, taxa de permeabilidade e áreas de guarda de veículos.  Na quarta-feira (23/02), a proposta da Lei de Ordenamento Territorial volta a ser debatido na reunião do Conselho Consultivo e Deliberativo do Conselho da Cidade.

Izani Mustafá
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...