Florianópolis – Cerca de 10 mil alunos da rede estadual de ensino devem ser beneficiados diretamente com a aplicação da Lei 14.653 para a realização de exames oftalmológicos, de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), em vigor desde janeiro de 2009, mas que até hoje não era cumprida.
Um encontro, nesta terça-feira, entre o secretário de Saúde, Dalmo de Oliveira, o secretário de Educação, Marco Tebaldi, o deputado Marcos Vieira e representantes da Secretaria de Educação definiu que os exames serão realizados. “Vamos fazer. Encontraremos uma alternativa conjunta para que isso ocorra” declarou Dalmo.
Segundo Tebaldi, o recurso de aproximadamente R$ 700 mil/ano será necessário para que os alunos que cursam o primeiro e o quinto ano do ensino fundamental sejam contemplados com o exame e, caso haja necessidade, com os óculos de grau. “Vamos ao governador se for necessário”, concluiu o secretário.
Para o deputado Marcos Vieira, o comprometimento dos secretários é uma vitória “que vale um mandato” e a satisfação em resolver o problema de aprendizado e de saúde de muitos alunos vale qualquer esforço. “Desde 2009 venho lutando para que isso ocorra. Não dá para imaginar a dificuldade que uma criança tem em não conseguir aprender pois não sabe que tem problemas de visão”, disse Vieira.
No encontro, Elizete Aparecida Ouriques, gerente de Valorização do Educando da Secretaria do Estado de Educação, mostrou um levantamento com a quantidade de alunos que precisam de óculos na rede de ensino. Na Grande Florianópolis, por exemplo, 645 crianças foram examinadas em 2010, mas ainda esperam o acessório. “Em Palmitos, no Oeste do Estado, chegamos a descobrir uma criança com 7 graus de miopia” completou a gerente.
O comprometimento dos secretários agradou a representante da Educação. “Agora, enfim, temos certeza de que a lei será cumprida” finalizou Elizete.
Giancarlo Baraúna
UNOPress