Brasília – Mesmo com ameaça de obstrução do DEM, a Câmara dos Deputados vai tentar, mais uma vez, votar hoje (8) à tarde o projeto que trata da partilha dos lucros do petróleo a ser retirado da camada do pré-sal. O líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), disse acreditar que até amanhã (9) os deputados consigam concluir a votação.
"Vamos para o plenário enfrentar a obstrução e votar o projeto”, afirmou Fontana, depois de reunião de líderes para discutir o assunto. “O quorum está adequado”, completou.
O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), afirmou, no entanto, que a obstrução vai continuar até que o projeto que trata do reajuste dos aposentados seja colocado em votação. “O governo não quer ceder na votação dos aposentados, então não vamos ceder na obstrução. É simples assim.”
Mais dois projetos sobre o pré-sal aguardam votação em plenário: o que trata da capitalização da Petrobras e o que cria o Fundo Social, que vai destinar os recursos da exploração a diversos setores, entre os quais o meio ambiente. Até agora, dos quatro projetos do pré-sal, apenas um foi aprovado – o que cria a Petro-sal, empresa que vai gerenciar os contratos de exploração.
Priscilla Mazenotti/ABr