quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Limite para tercerização de agentes prisionais é aprovado

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta manhã (14) foi aprovado, por maioria, o parecer à emenda modificativa do Projeto de Lei Complementar nº 41/08, enviado pelo Executivo, que trata das atribuições dos Agentes Prisionais de Santa Catarina. A emenda que dá nova redação ao artigo 7º do projeto foi apresentada pelo deputado Elizeu Mattos (PMDB), líder do governo na Casa, e acatada pelo relator, deputado Cesar Souza Júnior (DEM), na ocasião, substituído pelo deputado Darci de Matos (DEM).

De acordo com o novo texto, em casos excepcionais dos serviços de apoio e segurança, fica limitada a contratação de empresa privada especializada, não podendo ultrapassar 20% do efetivo do quadro dos Agentes Prisionais. Segundo Elizeu, “a emenda foi resultado de um acordo com os trabalhadores e não muda a essência do projeto, apenas limita a terceirização”.

Contrários à emenda e manifestando a posição de toda a bancada do PT, os deputados Dionei da Silva e Dirceu Dresch foram enfáticos. “Vamos fazer destaque em Plenário e pedir a supressão desse artigo”, disse Dionei. “Nossa bancada tem posição a favor do fortalecimento do Estado e é contrária a qualquer tipo de privatização. É papel estratégico do governo cuidar da segurança pública”, completou Dresch. No mesmo debate, o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) já antecipou seu manifesto. “Não existe possibilidade de votar a favor da privatização do serviço público”, declarou ele.

O PLC regra o provimento efetivo de nível médio dos integrantes do Sistema Prisional, do Sistema de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. De acordo com o texto, as atribuições dos agentes prisionais englobam o zelo pela disciplina geral e segurança dos presos condenados e provisórios dentro das unidades prisionais, a segurança e custódia dos presos durante as escoltas e permanência fora das unidades, a vigilância externa e interna, impedindo fugas, entre outras. A proposição prevê ainda o acréscimo de 1.300 vagas no quadro de Agentes Prisionais através de concurso público.

Fonte: Assessoría de Imprensa

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...