Navegantes – Envolvida no compromisso global de sustentabilidade, a Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUMAN) e Secretaria de Obras, está utilizando madeira plástica ecológica como matéria prima para a confecção de lixeiras, que foram instaladas ao longo do Molhe Norte e nos acessos da praia.
De acordo com o superintendente da FUMAN, Paulo Celso Mafra, as lixeiras foram feitas por meio de Compensação Ambiental da empresa Posto Náutico Farol, conforme condicionante da Licença Ambiental de Operação – LAO 043/2008.
A madeira plástica ecológica é desenvolvida para auxiliar na proteção do meio ambiente, minimizando o corte de árvores e substituindo as madeiras convencionais por um material 100% reciclável. É ainda mais resistente do que as outras madeiras. Ela isola a umidade, não apodrece, não solta farpas, livre de cupins e de manutenção e pintura, mantendo aparência da madeira natural.
Para o superintendente, além de urbanizar e embelezar ainda mais o Molhe Norte – um dos mais bonitos cartões postais da cidade – as lixeiras ajudam a preservar a natureza e manter a cidade limpa. “Pedimos aos moradores e turistas que frequentam a nossa praia que nos ajudem a manter a cidade limpa, jogando sempre o lixo nas lixeiras e ajudando a conservar as mesmas”, enfatizou.
Louise Benassi
UNOPress