Joaçaba – O governador Luiz Henrique abriu, nesta quinta-feira (26), em Joaçaba, a 3ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Univeversidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O evento, que continuará na sexta-feira (27), vai definir as próximas contribuições de Santa Catarina para a política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco no desenvolvimento sustentável do país. “Nós interiorizamos a pesquisa, e aumentamos os investimentos. Em 2002, eram R$ 3 milhões, em 2009, já são 36 milhões”, afirmou Luiz Henrique.
A discussão principal do encontro, que é realizado pela primeira vez em Joaçaba, vai girar em torno do papel da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico e das inovações para a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Também serão abordados temas como a consolidação do sistema catarinense de CT&I, a articulação entre universidades, núcleos de inovação e empresas, o fomento ao potencial regional, parques tecnológicos e incubadoras, além da definição de linhas de pesquisas em Ciências Agrárias e biodiversidade, meio ambiente, fontes de energia e novos materiais.
Foi em setembro deste ano, durante a inauguração do Centreventos Ministro Renato Archer, que a Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação foi aprovada. Esta Conferência, pretende garantir a efetividade desta política e definir prioridades e linhas de ações futuras. Além disso, com a regulamentação da Lei Catarinense de Inovação, neste ano, pelo governador Luiz Henrique, a expectativa é de que em 2010 ocorra um aporte substancial de recursos financeiros, o que aumentará o apoio a projetos de pesquisa e novas tecnologias.
Fonte : Assessoria de Imprensa