Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje (21) um chamado aos empresários brasileiros para que eles invistam nos atletas a fim de preparar o país para as Olimpíadas de 2016. Lula recebeu o Troféu Personalidade Olímpica 2009, durante o Prêmio Brasil Olímpico, que premiou os melhores atletas do país em várias categorias.
“As empresas brasileiras precisam fazer como o [empresário] Eike Batista: tirar a mão do bolso e entender que é preciso ajudar a financiar o esporte neste país. Porque é fácil uma empresa apoiar um atleta que já é medalhista. Na verdade ela não está ajudando, está explorando a imagem do atleta. Eu quero ver é ela pegar o Zezinho de Manguinhos e transformá-lo em um atleta profissional, de elite, investindo em sua preparação, no sustento da sua família”, afirmou Lula
O presidente também conclamou as estatais e prefeituras a investirem no esporte para garantir que o país obtenha um bom desempenho olímpico em casa.
“As empresas públicas brasileiras já sabem que vão fazer muito mais. Porque o Brasil não vai chegar nessas Olimpíadas com a cara lambida para disputar meia dúzia de merreca de medalhas. Nós queremos chegar na ponta do casco. Temos que trabalhar cada cidade do interior deste país, a partir do ano que vem. É preciso cada uma se transformar em uma cidade olímpica”, disse Lula, às cerca de 2 mil pessoas presentes à entrega do prêmio, no ginásio do Maracanãzinho.
O presidente contou, com bom humor, os detalhes da escolha do Rio como cidade-sede das Olimpíadas, em outubro, na cidade de Copenhague, na Dinamarca, e pediu que fosse mantido o mesmo empenho.
“A gente só vai se transformar em uma potência olímpica se a gente continuar, nesses seis anos que faltam para as Olimpíadas, a trabalhar com o mesmo profissionalismo e com a mesma emoção que a gente trabalhou pelo direito de realizar as Olimpíadas. Cada presidente de federação tem que apresentar um plano de metas. O prefeito, o governador, o presidente da República tem que mostrar claramente o que vai fazer a cada mês, a cada semestre, a cada ano”, afirmou.
O Prêmio Brasil Olímpico é realizado anualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Neste ano, os escolhidos como melhores atletas brasileiros do ano foram a judoca Sarah Meneses e o nadador Cesar Cielo.
Vladimir Platonow/ABr