Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (27) que o governo anterior considerava que o Estado atrapalhava o desenvolvimento do Brasil e fez de tudo para desmontá-lo.
“Para eles, o mercado era um deus. A crise financeira internacional, que nós superamos com elogios do mundo inteiro, mostrou que estávamos certos ao recuperar a capacidade de o Estado ser um indutor e organizador do desenvolvimento”, afirmou em entrevista ao jornal Metro, de São Paulo.
Segundo Lula, valeu a pena ter uma visão diferente do governo anterior, e prova disso está na reação do Brasil à crise financeira internacional. “A pior crise mundial dos últimos 80 anos demorou a chegar ao Brasil e nem chegou a esquentar o lugar”.
Na entrevista, o presidente também falou sobre o meio ambiente e disse que é perfeitamente possível integrar as visões desenvolvimentista e ambientalista.
“Eu já disse ao ministro Carlos Minc [do Meio Ambiente] e ao presidente do Ibama que não quero que ocorra destruição ambiental ou injustiça com as populações afetadas pelas obras, mas também não quero que haja morosidade”.
Yara Aquino/ABr